Filtro de Daltonismo

A Fatec Zona Leste

O Centro Tecnológico da Zona Leste surgiu da luta do Movimento Popular Pelo Desenvolvimento da Zona Leste ainda em 1999, quando moradores dos bairros de Cidade A.E Carvalho, Jardim São Nicolau, Vila União, Jardim Coimbra, Burgo Paulista, Artur Alvim e adjacências se mobilizaram contra a construção de dois Centros de Detenção Provisória.

No dia 12/12/1999, uma comissão de moradores se dirigiu a um evento que acontecia na Obra Social Dom Bosco de Itaquera, onde estava o então governador Mário Covas para estabelecer um diálogo direto com ele e, nesta ocasião, foi declarada publicamente a paralisação das obras da construção dos Centros de Detenção Provisória. A população então reivindica a construção de uma Universidade Pública para a zona leste.

Essa mobilização se deu por meio de abaixo-assinados, carreatas, atos públicos, visitas ao Palácio dos Bandeirantes (sede do governo estadual), Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, escolas, etc. Em 04/12/1999 durante um desses atos, jovens, senhoras e adultos foram agredidos pela tropa de choque e depois detidos após a derrubada por parte dos moradores do muro do futuro presídio.

Em 24/06/2000, a população tem seu pedido atendido pelo governador Mário Covas que, junto com José Aníbal, então secretário de ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, visitou o local das obras paralisadas do presídio e lançaram a construção do Centro Tecnológico da Zona Leste, que abrigaria uma ETE (Escola Técnica Estadual) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia), destacando que “o seu governo respeitou a vontade do povo da região e que esta vitória pertencia à população organizada”.

A construção do campus do Centro Tecnológico da Zona Leste teve início em 27/05/2001, oficializada pela visita do agora governador Geraldo Alckmin. O primeiro vestibular aconteceu nos dias 16 e 17 de março de 2002 para o curso Superior de Tecnologia em Informática com ênfase em Gestão de Negócios e Tecnologia em Logística com ênfase em Transportes. Em julho de 2002 ocorreu o segundo vestibular, onde foi incluído o curso Superior de Tecnologia em Produção com ênfase em Plásticos.

Total de vagas do primeiro Vestibular da Fatec Zona Leste

Em 2010 a Fatec Zona Leste passa a ter sua sede separada da agora Etec da Zona Leste e, junto com a nova casa, por decisão do Conselho Estadual de Educação os cursos foram reformulados, passando a se chamarem Análise e Desenvolvimento e Sistemas, Logística e Polímeros, todos nos mesmos períodos dos cursos anteriores (tarde e noite).

No 2º semestre de 2010 a Fatec Zona Leste passou a oferecer o curso Comércio Exterior nos períodos manhã e tarde. Em 2013 foi implantado o curso de Gestão Empresarial no período da manhã. No início de 2019, foi implantado o curso de Desenvolvimento de Produtos Plásticos no período da noite. Curso moderno, que abrange inovações tecnológicas para a área de produção.

No 2º semestre de 2019 foi implantado o curso de Gestão de Recursos Humanos no período da manhã, curso que é sucesso desde o seu primeiro vestibular. Também no 2º semestre de 2019, a Fatec Zona Leste, em parceria com a IBM, passa a oferecer o AMS-Ptech, posteriormente chamado apenas de AMS (Articulado Médio-Superior), onde os alunos cursam o ensino médio e técnico pela Etec da Zona Leste e ingressam no curso superior AMS – Análise e Desenvolvimento de Sistemas, curso anual, que tem sua primeira turma em 2022. Em 2020, a Fatec Zona Leste passou a ser um dos polos do curso de Gestão Empresarial EAD.

No 1º semestre de 2021, foi implantado o curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma, oferecido também no período da manhã, já com uma grade totalmente reformulada e moderna, com algumas disciplinas oferecidas remotamente. Em 2022, a Fatec Zona Leste e a Etec da Zona Leste completam 20 anos fazendo história. História de sucesso que foi iniciada graças aos moradores da região e que continua sendo escrita pela própria comunidade do entorno, por alunos, professores e funcionários.

Registro do Movimento Popular pelo Desenvolvimento da Zona Leste.